Qual a Diferença entre Mantra e Bhajam?

Os cânticos que formam a música hindu estão separados de acordo com a origem e o modo como devem ser cantados, segue abaixo um classificação geral dos tipos de cânticos da tradição védica:

1 Ślokam

A tradução literal do termo seria verso. São versos soltos, geralmente retirados de uma obra maior. São muito cantados antes de atividades para invocação de uma benção. Pode ser cantado antes de um estudo, um banho e outras situações como o livro descreve. Seu canto não possui uma forma rígida, podem ser cantados com melodias diferentes desde que se obedeça a pronúncia do sânscrito.

2 Stotram

Podemos dizer, num paralelo com nossa cultura, que são obras poéticas. São compostos por inúmeros versos e, em geral, têm como tema central uma deidade. Podem contar uma parte de uma história a respeito de uma deidade (purānas
), descrever uma imagem usada para meditação, entre outros. A maior parte dos ślokams são pedaços de stotrams. Da mesma maneira que o ślokams, o stotram não possui rigidez no canto, apenas uma forma tradicional de ser cantado. É comum encontrarmos três ou quatro versões de um mesmo stotram e nenhuma delas pode ser considerada errada.

3 Kīrtanam

Esse grupo contém obras que costumam ter poucos versos,que geralmente são cantadas em grupo. São cantos mais simples muito usados como maneira de descontração e catarse. Como são mais fáceis, são muito mais acessíveis, qualquer pessoa com um pouco de vontade pode repetir os versos de um kīrtanam. Seu canto é livre e geralmente existe uma pessoa que puxa os versos e outras que repetem.

4 Bhajanam

A raiz “bhaj”, no sânscrito, dá origem ao verbo cantar. Bhajanam significa literalmente música. Como qualquer música, ela tem uma métrica, uma rāga (estrutura melódica) e até um estilo.  Em geral é um pouco mais complexo que o kīrtanam, mas a linha que divide os dois em alguns casos é muito tênue. É muito comum os cantos serem chamados de bhajanam como uma generalização.  Na forma de cantar o bhajanam é totalmente livre, dando um realce à interpretação do cantor.

5 Mantram

Embora o ocidente tenha absorvido todo tipo de cântico como “mantra”, esse nome é dado aos versos dos Vedas. Um stotram tem ślokas enquanto os Vedas têm mantras. Como são parte dos Vedas, eles têm uma estrutura muito rígida, pois não se busca a musicalidade, mas a transmissão de uma informação, de um ensinamento. Eles carregam instruções específicas para o autoconhecimento, rituais, entre outros elementos, que devem ser decifradas com o auxílio de um professor e da tradição de ensinamento.

Nesse tipo de cânticmantra e bhajano, observamos uma estrutura rígida que protege a informação contida nele, garantindo que duas pessoas que não se conhecem cantem o mesmo mantra de forma idêntica. Por isso, é imprescindível um professor para dominar essas regras e para que o mantra seja cantado adequadamente. Essas são as principais subdivisões da música hindu de acordo com a tradição védica e de canto.

Esse texto é uma parte do livro Cânticos e Versos publicado pelo Vidya-Mandir

 

 

 

Showing 0 comments

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search