Novidades do Vishva Vidya (Outubro 2018)

Olá, amigos! Novidades do Vishva Vidya é um canal de comunicação do Instituto, trazendo informações sobre os cursos, programas na internet, eventos e viagens do Professor. Sejam bem vindos 😉

Nesta edição:

AGENDA 🗓

ANÚNCIOS 🎙

DATAS COMEMORATIVAS 🎈

VÍDEOS 🎥


Viagem à Índia – Outubro de 2018 🗓


Templo Virupaksha em Hampi, um dos locais da viagem!

O professor Jonas está na Índia, em peregrinação com um grupo de alunos, durante todo o mês de outubro. Essa viagem foi carinhosamente chamada de “Sita-Rama Yatra”, pois eles seguirão por alguns dos locais citados no Ramayana, um épico escrito por Valmik, que conta da busca de Rama por sua amada esposa Sita, que foi sequestrada por Ravana. Ao final da peregrinação, eles irão passar uns dias no Ashram do Swami Dayananda em Coimbatore, local onde o professor Jonas estudou por 4 anos! Estamos torcendo pelos peregrinos!


Vedanta Camp nos Estados Unidos! 🎙


Ashram Vidya Gurukulam, nos Estados Unidos.

Em 2019 faremos uma edição do Vedanta Camp no Ashram do Swami Dayananda nos Estados Unidos! O Vedanta Camp é um evento para os alunos das turmas regulares do Instituto, onde passamos 15 dias em imersão de Vedanta, Mantras e Sânscrito. O Ashram Vidya Gurukulam nos receberá para esse evento mais do que especial. Lá os alunos terão contato com alguns Swamis da época do Swami Dayananda e poderão viver essa experiência de estar num Ashram focados somente no estudo de Vedanta e crescimento pessoal. Uma experiência bem gratificante, não acham?


Kalpataru 🎙


Registro de um Kalpataru em Parnaíba!

“Taru” significa árvore e “Kalpa” imaginação. Kalpataru é conhecida como a “Árvore dos Desejos”, pois na mitologia Hindu é dito que se você sentar na frente desta árvore e pensar em algo que você deseja, essa coisa irá se materializar. Como o que nós pedimos, visualizamos e nos envolvemos acaba se tornando o que vivemos, escolhemos este nome para os encontros regionais dos alunos! Durante esses encontros os alunos fazem Puja (ritual), estudam textos relacionados à Tradição Védica, compartilham um delicioso lanche vegetariano e aproveitam de bons momentos, conversas e companhia! Dá uma olhadinha nessas fotos aqui embaixo pra sentir a energia! 🙂


Kalpataru em Campinas                Kalpataru no Rio de Janeiro

 
Kalpataru em São Paulo                Kalpataru em Florianópolis 

 
Kalpataru em Curitiba                  Kalpataru em Vitória          


Vaquinha para o Jyothi foi um sucesso! 🎙


Registro da casa do Jyothi após a chuva – notem até onde a água chegou!

No mês de agosto, o estado de Kerala, na Índia, foi atingido por chuvas torrenciais que destruíram muitas casas e deixaram centenas de mortos e desaparecidos. Kerala abrigou e abriga muitos mestres da tradição Védica, que tem dedicado suas vidas ao conhecimento, e um deles é o Jyothi. Grande amigo do Instituto, ele foi um dos que teve a casa destruída nas chuvas. Nós fizemos uma vaquinha com nossos alunos e amigos, e conseguimos arrecadar mais de R$ 40.000,00 para que ele e seus vizinhos possam reconstruir suas casas e suas vidas! A união faz a força! 💪


Maha-samadhi de Swami Dayananda – 23 de setembro 🎈


Nosso querido Swamiji

Shri Swami Dayananda Sarasvati faleceu no dia 23 de setembro de 2015. Quando um sábio realizado morre, não dizemos que ele morreu, mas que alcançou maha-samadhi, a culminação de uma vida de autoconhecimento. Muito além de ser um mero eufemismo, essa maneira tradicional de se referir à morte de um sábio indica certas realidades importantes – o sábio não é o corpo: não nasceu quando o corpo nasceu e nem morre quando o corpo morre; o sábio é feliz independente da experiência sensível, de modo que a morte não implica nenhuma perda fundamental e, por fim, se a morte significa algo para o sábio, ela significa o conforto de livrar-se dos sofrimentos inerentes a um corpo velho e doente. Por todas essas razões o sábio espera seu momento final como quem aguarda a visita de um velho amigo. Ainda assim, para todos nós que testemunhamos a partida do querido Swamiji, a saudade da sua presença física no mundo é um realidade que não pode ser negada. Mas nem precisamos negar! Através dela nos conectamos com o amor fundamental que, segundo o que nos ensinou o próprio Swamiji, é nossa verdadeira natureza.


Navaratri – de 9 a 18 de outubro🎈


Durga, uma das Deusas comemoradas no Navaratri

Uma das festividades mais tradicionais do calendário hindu é o Navaratri, as nove (nava) noites (ratri) dedicadas à Deusa, e neste ano será comemorado de 9 a 18 de outubro. Quando falamos sobre a “Deusa” estamos falando de Shakti, Maya, o poder de manifestação do universo. Essa Shakti tem 3 aspectos: 1) Destruição ou Remoção; 2) Riqueza; e 3) Conhecimento. Cada um desses aspectos corresponde, respectivamente, as 3 Deusas: Durga, Lakshmi e Sarasvati. As comemorações são divididas em 3 dias representativos de cada Deusa, e no décimo dia  comemoramos o chamado Vijaya-Dashami, o dia da vitória, representando a conquista do autoconhecimento, a vitória da luz sobre as trevas. Nesse dia é comemorado a vitória de Rama sobre o demônio Ravana, assim como a vitória de Durga sobre o terrível Mahisasura. Om hrim dum durgayai namah!


Mantra para Ganesha  🎥


Jay Ganesha!

No mês passado nós comemoramos o dia de Ganesha – Ganesha-Chaturthi, e o professor Victor nos ensinou um mantra lindíssimo para essa deidade que é tão querida para nós! Ganesha é conhecido por ser um bebê com cabeça de elefante, e é a ele que recorremos quando precisamos remover os obstáculos em nossas vidas. Você pode assistir ao vídeo e aprender o mantra (tão necessário!) clicando aqui!


Isso é Vedanta do mês  🎥


Trecho de um Isso é Vedanta do mês!

A série “Isso é Vedanta” é feita com muito carinho pela equipe do Instituto, no intuito de levar a todos gotas do conteúdo de uma aula tradicional de Vedanta, e que já conta com mais de 30 vídeos. Para ficar ligado, inscreva-se no canal Jonas Masetti no YouTube e compartilhe com seus amigos! Você já viu os vídeos desse período? Clica AQUI pra poder se atualizar! 😉 Nos últimos episódios tivemos os seguintes temas:

Showing 5 comments
  • Eliane
    Responder

    Muito boa iniciativa,como sempre.Vcs são incansáveis 👏🏼👏🏼🙏🏼

  • Ana Lucia de Lima Santoro
    Responder

    Adorei!! Gratidão 🙏🏼🙏🏼

  • Maria José
    Responder

    Amei!!!
    Gratidão!!!
    Namastê!!!🕉

  • Gilda Carla De Bellis
    Responder

    Kalpataru

    Oi Sarah,
    Sou aluna da turma Ganga e embora nao fale nunca com vcs estou muito comprometida com as aulas, que mergulham em algum lugar de mim “nunca dantes navegado”… e claro, a contorçao é ampla e o choro é livre, e eu so agradeço, ao Jonas, aos mestres dele, a deusa da Sabedoria, a vida.
    Enfim, este post é porque eu adoraria fazer um Kalpataru ( encontro de estudantes?) aqui em casa. Vc teria paciencia de me dizer como proceder? Rituais a fazer, se alguem mais evoluido nas aulas teria que estar presente, etc?
    Moro no Rio, Jardim Botanico
    Obrigada, um beijo
    Gilda Carla De Bellis

    • Sarah Walsh
      Responder

      Oi Gilda! Bacana a disponibilidade, vamos nos falando pelo e-mail! =)

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search