O Dia Internacional do Yoga

Hoje comemora-se o dia internacional do Yoga. Uma data importante, sem dúvida, que une mundialmente todas as pessoas que – por motivos físicos, mentais ou espirituais – dedicam-se seriamente a esta prática milenar de cujos benefícios ninguém mais pode seriamente duvidar.

A data não consta, contudo, nos calendários “oficiais” ou “ortodoxos” das festividades hindus, onde constam, para citar alguns poucos mas importantes exemplos, o aniversário de Krishna, de Rama ou as Nove Noites dedicadas às Devis (as deidades femininas). Por essa razão nós, do Vedanta Life, que nos baseamos nas comemorações fixadas nesses calendários tradicionais, acabamos não dando tanta atenção ao fato desta data comemorativa e, no entanto, não nos absteremos de lançar aqui uma nota em sua homenagem.

Por um motivo muito simples. O Yoga não pode ser considerado uma propriedade religiosa hindu, uma mística esotérica disponível apenas a alguns poucos iniciados ou mesmo um patrimônio cultural exclusivo da civilização indiana, ainda que tenha surgido por aquelas férteis terras.

O Yoga não está associado a nenhuma religião, apesar de poder abarcar a prática de qualquer fé que não estabelece como um dos seus mandamentos vitais a conversão violenta. Não possui também nenhum dogma ou sistema de crenças que não seja baseado na lógica e, principalmente, verificável pela experiência direta de qualquer indivíduo. Por fim, mas não menos importante, aquilo que se pretende mostrar através do ensinamento do Yoga não é algo passível de ser negável – hoje, amanhã ou em qualquer tempo – por qualquer nova descoberta advinda da investigação científica, pois trata-se da real natureza do próprio investigador que, antes de ser cientista, é ser humano.

Yoga não é, portanto, a religião de um povo mas uma ordem eterna, Sanatana Dharma, como o chamam os próprios indianos, não estando sujeito às perenes variantes dos tempos e lugares, que mudam culturas, costumes, leis e prioridades sociais, mas não mudam nunca aquilo que faz das pessoas, pessoas.

Nada mais apropriado, então, que um dia internacional do Yoga, que possa ser celebrado por todos que vislumbram o poder desta antiga e sempre nova tradição.

Um feliz dia do Yoga a todos nós.

cav_facebook-cover_v2-970

Showing 4 comments
  • Andrea
    Responder

    🙏🙏

  • Joel Lopes
    Responder

    Om Sri Gurubhyo Namah
    Harih om

  • Janaína
    Responder

    lindo texto,porém no quinto parágrafo precisa de correção, faz, está escrito fas, ou seja, última frase: aquilo que fas das pessoas, pessoas.

    • Victor Mattos
      Responder

      Obrigado!

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search