O que é o curso de 3 anos?

Nem sempre vedanta foi ensinado da maneira que vemos hoje. Há pouco tempo atrás, no máximo uns 100 anos, esse conhecimento era restrito a renunciantes, pessoas que abandonam o padrão de vida da sociedade indiana para seguir uma vida de renúcia e estudo. Aqueles que tinham bons karmas, tinham a oportunidade de encontrar um professor e depois de uns bons anos fazendo seva – serviço, eles, só então, eram ensinados. Lógico que tudo em sânscrito e com toda a disciplina que acompanha a vida de um monge.

Naquela época, existia uma tradição de ensinamento viva passada de mestre a discípulo protegida pela própria estrutura social indiana.  Contudo as mudanças na estrutura de castas até então vigentes na Índia naturalmente seriam propagadas por toda cultura e foi nos meados da década de 70 que um jornalista, hoje conhecido como Swami Chinmayananda, viajou pelos himalayas com intuito de fazer uma reportagem sobre a vida dos renunciantes. Ele não tinha idéia do que iria encontrar e como aquilo mudaria sua vida.

Na medida que foi sendo exposto a vida desses renunciantes e naturalmente ao conhecimento que era o objetivo de toda essa renúncia, seu comprometimento cresceu e esse reporter acabou virando um Swami, que depois de um tempo foi ser o mestre do Swami Dayananda, que hoje é o mestre vivo mais antigo dessa linhagem.

O Swami Chinmayananda para sua época foi muito revolucionário, ensinar vedanta para as pessoas comuns e ainda mais em inglês foi muita ousadia para sua época. Ele foi muito criticado pelos mais ortodoxos, mas foi graças a ele e a outros, como o Swami Vivekanada, que o ensinamento dos vedas e mais especificamente de vedanta ficou conhecido amplamente na Índia e no ocidente.

O curso de 3 anos tem como proposta trazer o método e a forma que vedanta era ensinado entre os renunciantes para um ambiente que pessoas em diversos momentos de vida e de diferentes origens possam participar e ter a vivência necessária para o conhecimento.

Naturalmente que o curso ainda envolve renúncia e bastante dedicação, o curso tem por objetivo estudar os 3 principais grupos de textos de vedanta: a Bhagavadgita, as 10 Upanishads e os Brahmasutras.

Os cursos de 3 anos que na verdade são de 3 anos e meio, nesse formato que vemos hoje, começaram nos anos 70 e vem cruzando as décadas, formando pessoas com conhecimento de vedanta e com os conhecimentos auxiliares como sânscrito e yoga para prosseguir no próprio estudo, ensinar e manter viva a tradição de ensinamento.

O curso de 2010, em Coimbatore, é dirigido pelo próprio Swami Dayananda que é o professor principal e pelo querido Swami Saksatkrdananda que é o professor residente que ensina na ausência do Swami Dayanada e ensina também as disciplinas auxiliares.

Showing 0 comments

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search