Por que rezar? Qual o Propósito de uma Oração?

Por que rezar? Uma oração pode carregar diferentes propósitos de acordo com o indivíduo. Na Gītā, o Senhor Kṛṣna descreve quatro tipos de devotos.

O primeiro é chamado de artha. Ele lembra-se de Deus apenas nos momentos de crise e dificuldade. Contudo, quando as coisas vão bem, este artha atribui seu sucesso apenas a si e não pensa “por que rezar?”.

O segundo tipo de devoto é chamado de artharthi. É uma pessoa religiosa ou seja que reconhece a participação de Deus em sua vida, mas sua motivação para orar resume-se a conquistas pessoais. O artharthi está comprometido com ganhos materiais e prazeres. Assim como artha (o tipo anterior), ele também reza para livrar-se das tensões.

O terceiro tipo é o jijñasu. Essa pessoa busca por conhecimento que vai dar a ela mokṣa, liberdade da infelicidade. Apesar de mokṣa ser algo desejável para todas as pessoas, apenas o jijñasu reconhece que o meio para se liberar da infelicidade é o conhecimento e faz um esforço para obtê-lo. Sua oração é para crescimento interno e maturidade com o objetivo de ficar apto para esse conhecimento.

O quarto tipo de devoto é o sábio que conhece sua identidade com o Senhor. Na Gītā, o Senhor Kṛṣna descreve o sábio como sendo “um” com o Senhor. As orações do jñani são uma expressão de sabedoria e é a maior forma de oração. Para ele não existe a pergunta por que rezar? As orações acontecem espontâneamente.

 

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search