Qual a origem e significado da palavra Guru?

Embora o a palavra guru, que vem do Sânscrito, seja usada com o significado de um “professor” ou “guia” de uma forma geral, no contexto do auto-conhecimento ela é reservada para aquele que ensina sobre o sujeito e não sobre os objetos do mundo. Qual o significado da palavra “Guru”?

A palavra “guru” significa: “aquele que remove a escuridão da ignorância, ensinando o shastra (escrituras)”. O ensinamento é o shastra e o professor também é o shastra. O professor é aquele que torna o ensinamento vivo que tem o método de transmissão de conhecimento, sem ele tudo não passa de palavras mortas.

No momento que nascemos somos ignorantes de duas coisas – do mundo e de nós mesmos. Enquanto o conhecimento sobre o mundo é apanhado com o tempo usando os 5 sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), o conhecimento sobre si se mantém inalterado. Nós, portanto, obtemos sucesso no mundo, mas nosso mundo interior se mantém tumultuado e angustiado. É o “guru” que tem como função nos apresenta para nós mesmos. Por mais contraditório que isso possa parecer, essa é uma questão muito natural. Assim como os “olhos” podem ver todos os objetos do mundo, mas não podem ver a si mesmo, o indivíduo funciona da mesma forma. O professor será como o “espelho para os olhos”, mostrando a pessoa sua real natureza.

A sílaba “Gu” significa escuridão ou ignorância e a sílaba “Ru” significa aquele que remove ou elimina. O Guru é aquele que remove a ignorância daquele que está em busca da sua própria e real natureza e dá para ele jnanam ou “Conhecimento” sobre sua identidade com o todo. Nós vivemos uma vida completamente ignorante sobre a nossa real natureza. Nós não sabemos de onde nós viemos antes desse mundo, para onde a gente vai depois dessa vida, qual o propósito dessa vida e se estamos cumprindo o propósito de nossa visita aqui.

Nosso conhecimento sobre nós mesmo está coberto por uma grossa camada de ignorância que bloqueia a verdadeira visão de nós mesmos. Como um cirurgião que faz uma operação de catarata no olho para remover a catarata e recobrir a visão, o Guru remove a “catarata da ignorância” que recobre nossa visão de nós mesmos e nosso propósito na vida.

अज्ञानतिमिरान्धस्य ज्ञानाञ्जशलाकया

चक्षुरुमीलितं येन तस्मै श्री गुरवे नमः

ajñānatimirāndhasya jñānāñjaśalākayā
cakśurumīlitaṁ yena tasmai śrī gurave namaḥ

“Saudadações ao guru que abre os olhos, daquele que está cego pela ignorância, com o colírio da sabedoria.” (verso do guru-stotram)

O professor é o guru, aquele que é capaz de desdobrar os significados das palavras. As palavras já estão lá, os respectivos significados também. Eles só precisam ser desdobrados para compreensão, assim como um artista desdobra a sua visão em uma pintura.

 

Comments
pingbacks / trackbacks
  • […] coloquialmente, associar o conhecimento à luz e ignorância à escuridão. A própria palavra “guru”, que se refere a um professor, significa “aquele que remove escuridão”. Então o […]

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search