Autoconhecimento | Qual é o significado de autoconhecimento?

O termo “autoconhecimento” é amplamente utilizado para se referir ao propósito da espiritualidade, porém nos textos tradicionais não encontramos o carimbo: “autoconhecimento”, como o mesmo significado que é utilizado no ocidente. Este é apenas um dos termos utilizados e que visto separadamente pode levar à confusão. Qual é o significado de autoconhecimento?

É provável que o termo autoconhecimento tenha surgido da tradução do termo em inglês, “self-knowledge”, contudo no inglês o termo “self” além de significar “eu”, também se refere ao conceito de ” algo que se faz sozinho”, como na palavra “self-service”.

Se no inglês já temos algumas possibilidades de interpretação, elas aumentam ainda mais quando o termo é traduzido para o português. “Self” é traduzido como “auto” e traz por exemplo a idéia de “automático”, ou “natural” como nas palavras “auto defesa” ou “auto imune”.

E assim sendo, é de se esperar que o termo autoconhecimento por si só não tenha uma definição precisa para nós e acaba sendo um termo genérico para o objetivo da espiritualidade.  É por isso que se reforça tanto a necessidade do professor e da tradição de ensinamento, porque não podemos nos abster de interpretar as palavras a luz da visão da nossa própria cultura e podemos nos confundir em pontos importantes.

Erros clássicos na interpretação do significado de autoconhecimento

1 – “Autoconhecimento é  sinônimo de conhecimento automático!” – Como quem diz: “vou vivendo, fazendo minhas posturas de yoga e um dia eu esbarro comigo mesmo.”  O conhecimento do “eu” é um projeto de vida, não é por acaso ou automático. É resultado de bastante esforço, que dizem percorrer várias vidas.

2 – “Autoconhecimento se resolve sozinho, em outras palavras, eu sou meu próprio guru”– parece razoável que não seja necessário ninguém de fora para me contar quem sou eu, mas, quando paramos para pensar, essa não é a nossa experiência. O “sujeito” é exatamente o que não pode ser experienciado por nós. Quem pode ver os próprios olhos? Posso ver tudo, mas para saber a cor dos meus olhos preciso de um espelho, um agente externo. De maneira semelhante o professor é o nosso espelho no estudo do “eu”.

3 – “Autoconhecimento é isolamento, pensar só em si, em outras palavras, um objetivo egoísta!” – O significado de autoconhecimento não é conhecimento da minha personalidade ou dos meus hábitos ou dos meus traumas de infância. É o conhecimento da realidade que permeia o indivíduo e todo o universo, é o que exatamente tira a pessoa da sua individualidade egoísta e reestabelece os papéis sociais de forma adequada e a harmoniosa com o todo.

4 – “Se o “autoconhecimento” é o mesmo para todos deveria se chamar apenas conhecimento e pronto!” – Apesar do processo de conhecimento ocorrer através do intelecto de cada um, realmente a verdade do indivíduo e do universo é uma só.  Quando olhamos do ponto de vista do indivíduo chamamos essa realidade de autoconhecimento, porém este termo não se refere ao conhecimento de algo específico “meu”, mas a base de todas as experiências.

Nos Vedas o termo mais próximo encontrado é Ātmajñānam literalmente significa “conhecimento do eu”. No entanto, dentro da tradição védica vários termos são utilizados para apontar para este mesmo conhecimento como: conhecimento do Absoluto, do “eu interior” ou do “eu maior”, da consciência, de Deus, da realidade, da plenitude entre outras formas. A idéia é que a variedade de expressões evite certos conceitos errôneos comuns que, como vimos, um termo sozinho pode provocar.

No começo do estudo todos esses termos são apenas um “rótulo inteligente”, que ajuda a indicar a natureza do que está se buscando e só mais tarde, ao longo do estudo, o verdadeiro significado de autoconhecimento será preenchido pelo professor.

Showing 0 comments
  • Camila Masetti
    Responder

    Muito obrigada pelo esclarecimento. Eu tinha duvidas sobre o uso especifico da palavra auto-conhecimento.

  • Sonia Moura
    Responder

    O estudo de Vedanta está sendo muito interessante .O Autoconhecimento me faz observar-me aos poucos. uma investigação natural. Sou diferente da minha filha e ela é completamete diferente de mim. vai muito estudo. obrigada Jonas.

  • Afonso Mulaca
    Responder

    muito obrigado pelo estuto, cada vez mas estou aprender com a vossa ajuda com este estudo, façam isso mas vezes porque muita gente necessita muito de se conhecer.

  • Cecília Melo
    Responder

    vedanta uma filosofia interessante e que tornaria o mundo e as pessoas melhores

  • Julia Simoes
    Responder

    SIM GOSTEI TINHA DUVIDAS COMO INTERPRETAR UM AUTOCONHECIMENTO, TEM MUITAS FORMAS DE SER LER AUTOCONHECIMENTO MUITAS PESSOAS AINDA NÃO SABEM A DIFERENÇA OBRIGADA.

  • Responder

    Muito bom!!!

  • Responder

    Gostaria de falar com o moderador desta página. Favor entrar em contato comigo no e-mail: jose.luciano.bezerra@gmail.com

pingbacks / trackbacks

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search