O Propósito da Vida Devoção Saudável Firmeza do Eu (Parte 1) Firmeza do Eu (Parte 2) Expressão Efetiva de Sentimentos Lidando com emoções complexas Relacionamentos Afetivos – Aula 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Comunicação Yogui Introdução ao Vedanta

Sobre o Curso

A tradição Védica se propõem a ser um meio de conhecimento para as questões fundamentais do ser humano. Dentre elas o “Propósito da Vida” se destaca, mas em geral deixamos de lado esse tema devido aos doutrinamentos religiosos, à falta de dados para uma abordagem psicológica e a outros fatores possíveis. O que esta tradição revela é um conhecimento acerca do propósito da vida que, de tão simples, torna-se tão belo e incrível.

A devoção normalmente é associada à crença cega e à superstição, e está carregada de todo o peso religioso de obrigações, proibições e dogmas. Dificilmente este tipo de devoção conduz o ser humano a uma vida mais livre, satisfatória, e verdadeiramente agradecida. Este curso mostra o entendimento da devoção como uma expressão bastante natural e espontânea do indivíduo que reconhece o fato da sua existência ser diariamente garantida por fatores e forças que são simplesmente dadas.

Uma pessoa geralmente entende quem ela é apenas na referência a certos papéis que representa. Ela é mãe com relação aos filhos, aluno com relação ao professor, filho com relação ao pai, e assim por diante. Cada um destes papéis possui suas dificuldades próprias – exigências, falhas, culpas e frustrações – e tornam-se uma carga demasiado pesada caso a pessoa não possua um entendimento de si que está completamente livre dos problemas associados aos papéis. O autoconhecimento, que será ensinado neste curso em duas partes, é precisamente o entendimento profundo deste ‘eu’ livre.

Nesta segunda parte do curso, a visão do ‘eu’ livre termina de ser desvelada. A felicidade que todos buscamos depende da maneira como entendemos a nós mesmos. Quando nos entendemos unicamente do ponto de vista dos papéis que representamos, nossa visão sobre nós mesmos varia incessantemente de acordo com o sucesso ou fracasso associado a cada papel, causando uma instabilidade emocional crescente, que obstrui a felicidade. Na compreensão do ‘eu’ livre dos papéis, contudo, a felicidade é desobstruída.

Grande parte das causas de ‘stress’ entre as pessoas deve-se a um problema básico de comunicação. O conflito gerado pela falta de comunicação adequada de sentimentos e emoções acaba comprometendo relacionamentos que de outra forma poderiam ser mais duradouros e satisfatórios. Este curso apresenta, em linguagem acessível, diversas técnicas abordadas pela tradição védica que nos permitem acessar nossos próprios sentimentos básicos e comunicá-los efetivamente à outra pessoa, de modo a estabelecermos com ela uma conexão empática, o que capacita ambas as partes a buscarem juntas a melhor solução para o conflito.

A capacidade de estar relaxado está diretamente relacionada com a habilidade do ser humano de reconhecer, acolher e comunicar suas emoções profundas. O problema é que nem sempre chegamos a reconhecê-las, na medida em que ficam encobertas por uma série de outras reações emotivas. Ficamos assim enredados em uma malha complexa e angustiante de sentimentos, que poderá ser compreendida e desfeita com a ajuda deste curso.

Os conflitos gerados nos relacionamentos íntimos, decorrentes da incapacidade de reconhecermos no outro alguém distinto e com uma visão de mundo completamente diferente da nossa, podem ser atenuados por meio da compreensão dos padrões únicos de funcionamento da mente de cada indivíduo. Com a ajuda do modelo de Yin e Yang aplicado ao funcionamento da mente, este curso nos capacita a entender a lógica implicada nos mecanismos de reação de uma pessoa ao mundo, e por meio disto conseguimos nos relacionar com ela de maneira inteligente, acomodando suas reações e evitando conflitos.